História do Colégio São José

Aqui se vive e se aprende para a vida

Há quase 130 anos educando gerações que fazem o mundo cada vez melhor.

Em 03 de novembro de 1842,  o jovem sacerdote Eduardo Michelis fundou a Congregação das Irmãs da Divina Providência. Sentindo-se incomodado e comovido com a miséria social, desamparo físico e intelectual, necessidades morais e espirituais das crianças órfãs de Münster (Alemanha), reconheceu logo, à luz da fé na Divina Providência, o apelo de Deus.

Atendendo o chamado

Com o passar dos anos, a essência desafiadora e audaciosa  do pioneiro se expandiu. Diversas pastorais foram se estruturando na Ásia, na África, na Europa e na América Latina. No final do século 19, Albina Fürhrmann, Osvalda Wegener e Albertina Köhler chegaram ao Brasil e instalaram a Congregação da Divina Providência com a missão de promover a vida.

Irmãs da Divina Providência
primeira imagem do colégio são josé em 1895

Chegada ao Brasil

Em 15 de abril de 1895, depois de longa viagem,  as irmãs chegaram a Tubarão. E em 4 de junho, as irmãs professoras já prestavam serviços à sociedade. Era escola que enfrentava inúmeros obstáculos. Convictas de que muitas seriam as vitórias e as conquistas, elas persistiram. 

Vivendo a Educação

O Colégio São José, desde 1895, conduz um processo de ensino de excelência a serviço da sociedade catarinense. Sua ação educativa abrange Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio com Terceirão, Pré-Vestibular e Atividades Extra-Curriculares.

Vsta aérea do Colégio São José
HISTÓRIAS QUE SE COMPLETAM, VIDAS QUE SE REALIZAM